segunda-feira, 8 de março de 2010



Ela foi muito desejada pelos seus Pais .. queriam uma menina .. antes dela, vieram 3 rapazes .. foi criada pelos seus 2 irmãos mais velhos (que a apelidaram de Nani até hoje), enquanto os Pais trabalhavam .. no meio de dificuldades, teve uma infância feliz.

Cresceu no meio de felicidade, gargalhadas, brincadeiras, traquinices e asneiradas .. quando atingiu a maioridade, perdeu 3 amigos, cunhada e os seus avós maternos .. num curto espaço de tempo .. e o quanto ela gostava deles .. cada um á sua maneira.

Namoro sério foi apenas um com quem casou e teve 9 anos de felicidade, bem estar e mau estar .. e foi passados esses 9 anos que apanhou a maior desilusão da sua vida .. divorciou-se .. num misto de confusões e emoções .. afinal, segundo ele, ela era tudo para ele .. namorada, esposa, melhor amiga, amante, confidente e futura mãe do filho que já tinha passado do “pensar” ao “fazer” .. e tudo isso não deve ter sido o suficiente para o manter a seu lado ..

Mediante o desenrolar do divórcio chegou á conclusão que afinal nunca conhecera na realidade a pessoa com quem partilhou a sua vida e a quem permitiu que entrasse no seu “mundo” .. sofreu, caiu e levou tempo a levantar-se .. mas levantou-se .. graças á família, amigos e colegas, mas principalmente graças a ela própria porque as palavras ajudam, mas não são o suficiente para seguir em frente e voltar a acreditar como da primeira vez.

Do nada, um espirro apareceu na sua vida .. este vírus instalou-se e nasceu uma amizade primeiro que tudo o resto .. horas e horas de muitos desabafos, brincadeiras, conselhos, parvoíces .. parecia que se conheciam há anos .. as “tele pá tias” eram mais que muitas .. um dia o espirro atingiu os 270 km/h para a conhecer por meras 7h .. no meio de “desconfiança” e “medo” lá se encontraram .. ambos gostaram e muitos olhares trocaram .. ele, timidamente, falava (um espirro a falar? Pois .. ela era apelidada de Sininho e vivia no Mundo da Fantasia) .. ela, timidamente, cruzava os braços enquanto o ouvia.

Aprofundaram a sua amizade e uma nova virose surgiu .. aquela que todos gostamos de sentir, mas que ela teve receio, devido á sua última “gripe” que fora tudo menos saudável .. mas decidiu dar uma oportunidade .. principalmente a ela própria .. nem todas as “gripes” são iguais.

Foi uma boa “gripe” .. saudável .. sempre com risadas, nhanhices, parvoíces mas acima de tudo com o analgésico principal .. a amizade que os unira .. veio a “febre” da paixão .. tudo corria pelo melhor .. assim ela o pensara.

Do nada apareceu e do nada desapareceu .. assim, sem explicação e com um misto de rapidez e confusão .. apercebeu-se que foi usada e gozada por uma bactéria que entretanto se instalou .. daquelas que pensamos que vêm por bem, mas que trazem outros objectivos na sua trajectória .. mas como vivia no Mundo da Fantasia, esqueceu-se que não existem bactérias boas .. Não esta .. bastou juntar todas as células para chegar a essa conclusão.

Apesar da mágoa e desilusão de ter perdido uma amizade entre dois seres que sempre se deram bem (desilusão em como foi facilmente “destruída”, porque assim ele o permitiu .. amizade esta que, segundo ele, tinha ficado .. mas não ficou) .. todo este desenrolar e rapidez de acontecimentos só a faz pensar, duvidar, pôr em causa o que lhe foi dito e achar que tudo foi uma ilusão por mais que queira pensar que não .. mas apesar de tudo ela sorri, mesmo que não o queira fazer. Sorri porque não tem medo do amanhã .. pode assustá-la, mas não a amedronta, porque ela já viveu o passado e confia na sua sabedoria interior para guiar a sua vida.

E assim ela continua a crescer e a aprender .. a crescer porque ganhou novas amizades (até mesmo a de um espirro que nunca mais se ouviu por opção própria, porque essa é uma das certezas que ela tem .. que nunca o impediu de continuar a espirrar) .. e continua a aprender que não se deve confiar em bactérias que dizem que vêm por bem, porque no Mundo Real isso não existe.

Problemas todos têm .. uns mais que os outros e aqueles que pensam que têm problemas, ás vezes não têm sequer a noção do que é realmente um problema grave. Ela própria os tem, mas isso não lhe dá o direito de usar e de ser falsa para com os outros como foram com ela para atingirem outros fins. Problemas têm aqueles que não têm onde dormir e o que comer ..

Mas ela continua a sua caminhada neste Mundo que por vezes se mostra cruel, mas que a faz sempre pensar que existem pessoas em situações bem piores e em que dá graças por estar viva .. continua a sua caminhada para poder preencher o resto das páginas que estão em branco no livro da sua vida .. preencher com tudo aquilo pelo qual todos a conheceram e conhecem .. pela brincadeira, a diversão, a parvoíce, a lamechice e acima de tudo pelo seu sorriso no olhar.

Agradeço tudo e mais alguma coisa aos amigos que tenho, aos que tive, aos que ganhei e aos que poderiam ter sido mas que, posto isto, agradecia que se esquecessem que eu alguma vez existi .. Não me prendo ao juízo alheio, porque vivo em paz com a minha mente ..

Agradeço também aos meus 3 sobrinhos e ao meu afilhado lindo por me fazerem sorrir daquela maneira que só eles o sabem fazer ..

E agradeço ao espirro que me fez um bem terrível e que lamento ter deixado de espirrar. Mas que nem por isso vai deixar de ser aquele espirro especial que preencheu a principal página do meu livro, apesar de me ter desiludido em duas coisas .. duas únicas coisas, com as quais pensei sempre que nunca me ia desapontar ..

atchiiim!! (peço imensas desculpas, mas estou mesmo constipada ..)

“Ama os teus inimigos .. Faz o bem para aqueles que te odeiam .. Abençoa aqueles que te amaldiçoam .. Ri para aqueles que te maltratam .. E se alguém te bater no rosto, oferece a outra face ..”

P.S: Afinal a mulher “fácil” não sou eu .. e como tenho orgulho em não o ser .. até porque, por vezes, tenho vergonha de ser mulher (perdoem-me as meninas, mas sabemos bem como é a nossa “raça” :) nem todas são iguais, é verdade .. mas a maioria é assim .. como hei-de dizer .. falsas no seu próprio "meio").

Cumprimentos e larguras,

***** Ana Pádua *****

8 comentários:

nao me chateies disse...

No inicio não dá para entender...um dia mais tarde percebemos que tinha que ser assim...
O tempo tudo cura e trás lucidez!!
Também não sou uma mulher nada fácil, e por muito que doa, jamais sairei do meu pedestal onde guardo a minha consciência, carácter, personalidade e princípios...ainda que por vezes (quase sempre) fique com a sensação que as outras...as fáceis, as despidas de preconceitos (e carácter)é que ganham...

Sabes como curas essa constipação...?? Com alegria de viver!! Algures por ai anda o teu antigripal! :D

Anónimo disse...

Bem minha amiga... Fiquei sem palavras... Fiquei sem saber o que dizer... Adorei Adorei...
Q a constipação te passe e q mais nunhuma bactéria te afete porque a Vacina q tomas-te foi forte...

Um beijinho e um abracinho
Jô-Jô Salgueiro

Anónimo disse...

Enfim amiga ,eu sei bem do q falas.Assim vamos crescendo através dos pontapés da vida,mas sabes continua a orgulhar-te de como és.Adorei o q escreves,foi bastante profundo.Beijocas amiga

May disse...

As coisas rapidas, feitas sem pensar apenas pk s tem vntade no momnto mtas vezes acabam assim amiga... começa td numa ilusao e acaba td numa desilusao... ha q aprender e n voltar a fzr, o pior é q fzm e fzm e vao fzr smp, pk n aprendem...mas nos podemos aprender cm isto...Nao vale apena tentarms compreender, so nos fz mal... ms temos q aceitr e seguir sem pergnts, td isto é mt complexo, um dia podes vir t a enganar tu... klkr pessoa pode iludir se, o que muda e cm as coisas se acabam, e olha miga eu ja tive nos dois lados por isso sei d q falo... foi a mha atitude e mlhorou ou piorou a situaçao...ou seja resumindo... a atitude da pessoa é q interessa n final, n foi o q ela fez, foi o que ela tntou mudar ou mlhorar!!!!!

Joel Santinho disse...

há pessoas que não podem ver filmes de terror sem ter pesadelos.. é completamente natural..

Anónimo disse...

desta n esperavas .. um "ex" teu a komentar :) o "ex" k n pertenceu ao grupo do namoro serio, mas k viveu bons 6 meses ktg, k ate foi serio, n fosse eu ter sido stupido :/ 19 anos tinhamos, lembras-t? :)
ana do sorriso no olhar, linda, meiga, dvertida a k foi a minha paixao de sempre e se arrependimento matasse ..
komo sabes, tou kasado e km uma filha linda (a Su ta a ler isto e manda-te bjs) mas n me impede (ate pk voces sao migas mm dps da minha stupidez :( mas tu e Su sao asim, admiraveis hihi) d dizer k fostes, es e seras sempre a adoravel ana e k eu sei bem kd dizes "n me desiludam k tbm n desiludo" pk tu es assim. konfias dmais em td e todos, mas es um mulherao d forte karacter e km te admiramos pr isso. e pelos teus dfeitos tbm hihi (sim, ela tem-nos hihi)
lembras-te de "jardins proibidos"? k te dedikei sempre? kontinuo a dedikar-te :) pela parte do "nesse jardim, onde so vai kem tu kiseres ... joia de luz entre as mulheres"

koncentra-t agora na pkena luta k tens aí e da kual vas sair a rir
bjos meus,Su (mae) e Su (filha)
gostamos de ti
ass: nuno valente

Ana Pádua disse...

Nuno e Su!!! :D nao tava mesmo há espera :S :P surpresas é mesmo o vosso passatempo preferido lol

.. e .. claro q vou sair a rir .. :')

beijinhos p voces e p a Su pequenina :)

Anónimo disse...

Oh minha amiga, é assim não tenho jeitinho nenhum para escrita bonita peço desculpa, ohpá ama-te e espirra essas bacterias para fora, ora a porra é o que mais faltava era incomodarem o meu espaço! Gosta sempre mais de ti do que dos outros, acredita que sofres muito menos!

Desta tua Amiga que nem o fogo assusta...

Sandra Azeitona

Enviar um comentário

Digam Horrores, não nos poupem ao Drama que é a vossa Trágica opinião!